30 de agosto de 2008

“Quantos megapixels tem essa câmera?”


Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas fazem na hora de comprar uma câmera digital, mas será que isso é realmente tão importante?
Para responder a essa pergunta o primeiro passo é saber que para “revelar” uma foto digital em tamanho tradicional (10x15 cm) é necessários apenas 1.3 Megapixels. É um mito dizer que “quanto mais pixel melhor”. O pixel nada mais é que o menor ponto usado na formação de uma imagem digital, e o conjunto desses pontos resultam na imagem inteira. Quanto mais pixel maior ficará a imagem, portanto, o termo megapixel é utiliado para indicar o quanto uma imagem pode ser ampliada de forma perfeita, sem distorções.
Voltando a pergunta inicial: O que é realmente importante na hora de comprar uma câmera digital?
Para ter uma boa qualidade na fotografia o importante mesmo é o tamanho do sensor, que em uma câmera compacta, como as de um celular, costuma ser pequeno. Se você tem uma máquina com muitos megapixels, mas sem um sensor a altura, a sua área de captura de imagem e a capacidade de captura de luz serão pequenas. A lente e o processador interno também devem ser analizados na hora de escolher a câmera.
Na realidade, um usuário doméstico não tem necessidade alguma de possuir uma máquina com mais de 3 megapixels, os fabricantes necessitavam de um motivo que levasse os consumidores a trocar suas máquinas a cada novo lançamento sem geração de muitos custos para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário