21 de janeiro de 2011

Creative Commons. O que é isso??

O assunto de hoje no TT do Twitter Brasil foi o fato de o Ministério da Educação retirar a licença de Creative Commons do material do site. Mas, vc sabe o que é Creative Commons?? Se a sua resposta foi “NÃO”, não se preocupe, vc não é o único (a). Muita gente não sabe do que se trata então resolvi escrever est post para tentar explicar de uma maneira rápida.
Todo mundo já deve ter percebido que algumas marcas, fotos, vídeos... aparecem com um símbolo © ou ® como um carimbo, certo?
O (C) é o símbolo do copyright. Ele protege a obra proibindo qualquer pessoa de utiliza-la sem sua permissão. O ® ou TM significam “Marca Registrada”. São utilizado para identificar uma empresa, um produto ou serviço. O registro dá exclusividade ao autor possibilitando distinguir o produto, empresa ou serviço de outros similares existentes no mercado.
Já o (CC) Creative Commons indica permissão de uso e reprodução. É um novo modelo de gestão dos direitos autorais.
Tem-se a ilusão de que tudo, principalmente na Internet, é livre. E não é! Não se pode reproduzir fotos, imagens, marcas e etc. qualquer conteúdo encontrado na Internet ou em qualquer outro lugar é protegido pelo direito autoral, mesmo que não apresentem nenhum dos símbolos acima.
Abaixo um vídeo muito interessante que ajuda a explica melhor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário