17 de maio de 2011

Full Chic em prol da recuperação social no Litoral Norte

A marca Full Chic produz colchas, almofadas, portas-jóias, sapateiras, galinha chá, kit SOS cozinha, tudo feito com retalhos de tecidos e pertence a Ong Instituto Social Preamar, fundada em 2001 no Litoral Norte da Bahia. A instituição, tem como objetivo capacitar profissionalmente e propiciar renda para as mulheres da comunidade de Areias e Abrantes.

Os mimos são todos feitos à mão pelas artesãs que fazem parte da Oficina de Retalhos. Cada uma delas ganha em média um salário mínimo e ainda tem a possibilidade de trabalhar em suas residências. "As artesãs passam no Instituto recolhem a matéria-prima, retalhos de tecidos, e desenvolvem seu trabalho a vontade, sem precisar descuidar dos filhos." enfatiza Sandra Maciel, Presidente da Ong.

Sobre a Ong Preamar

O Instituto Social Preamar foi fundado por um grupo de moradoras do Condomínio de Interlagos com o objetivo de promover a produção de artesanato, capacitação profissional e cidadania para mulheres, jovens e adultos que residem nas comunidades de Areias e Abrantes. Atualmente 17 artesãs fazem parte da Oficina de Retalhos que já possui uma marca patenteada, a Full Chic.

A criação e exploração da marca é resultado da capacidade de organização das artesãs que participaram de um curso de reutilização de retalhos com técnicas de fuxico e amarradinho. O curso teve o objetivo de propiciar a confecção de almofadas, colchas, tapetes, até grinalda de fuxico e, hoje, a marca diversificou-se e agrega outros produtos que fazem parte do seu portfólio. O grupo de artesãs conta com o trabalho especializado da instrutora e designer formada pela UNEB, Arlene Costa. “Eu crio as peças conforme as demandas dos nossos clientes, mas também conto com a participação das artesãs porque os pedidos são muitos especiais e devem ser cuidadosamente preparados, enfatiza a designer”.

Para adquirir os produtos, pessoas físicas e jurídicas, podem manter contato com a Ong que funciona na Rua Augusto Alcântara, 350 - Areias, ou pelo telefone: 9120 7177.

Informações: Varjão e Associados

Veja alguns dos mimos produzidos pela Ong:

Conjunto Multi-uso
Batedor de Porta 

Kit cozinha
Organizador de bolsa (Ganhei um desse, é ótimo!!!)
Porta-anéis

Porta-Chaves
Porta-colares

Porta-lenço
Sapateira para viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário