4 de agosto de 2011

Viral da semana: Pôneis Malditos e suas polêmicas


Os pôneis da Nissan grudaram na cabeça de todo mundo e em apenas três dias se tornou o assunto mais comentado do Twitter no Brasil. O viral lançado na internet e na TV levou o público a pegar a mensagem que brinca com a potência dos motores da concorrência e ficar cantarolando por aí a musiquinha grudenta.

Veja abaixo um trecho da reportagem do site ADNews sobre a criação da peça:
Adnews conversou nesta segunda-feira com Márcio Oliveira, vice-presidente de Operações da Lew’Lara/TBWA, agência responsável pela criação. Em poucas palavras ele explicou o porquê de tanta mídia espontânea obtida por meio de um comercial. “Todo carro tem alguma coisa especial. E aí vem a pegada de humor, impacto e pimenta. Estamos vendo com os olhos do consumidor. Não quero brigar com a concorrência, o argumento é: ‘você quer uma picape de verdade, com cavalos, ou com pôneis no motor?’, questiona. (...)
A experiência obtida com o case que atualmente é o principal da carteira da Lew’Lara dá ao publicitário a condição de avaliar o mercado. E criticá-lo. "Falta coragem de fazer e aprovar, daí o mérito da Nissan em concordar com a ousadia”, diz em relação à falta de campanhas irreverentes como as da montadora. Ele considera o movimento uma “epidemia”. “O cenário é propício: há falta de ousadia [no mercado], o filme tem recursos que funcionam ,como um jingle bem feito, e o material é de bom conteúdo e integrado ao Facebook. Tudo isso funciona como um vírus e as pessoas são os mosquitos que espalham”, brinca o vice-presidente de Operações.

O vídeo fez tanto sucesso que já possui mais de 5 milhões de visualizações no YouTube. O problema agora é  que a campanha está na mira do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão recebeu cerca de 30 reclamações de consumidores que se dizem ofendidos com a campanha. De acordo com o jornal A Folha de São Paulo, os reclamantes não gostaram da "associação de ícones infantis (pôneis em forma de desenho animado) com a palavra "maldiiiiitos"

Se a campanha vai sair do ar? Não sei! Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário