3 de novembro de 2011

Esta vaga não é sua nem por um minuto!


O projeto "Esta vaga não é sua nem por um minuto!" é um alerta aos motoristas que insistem em estacionar as vagas para deficientes e acham que "não tem nada demais", "é rapidinho". Quando colocados na situação inversa, com uma cadeira de rodas em sua vaga os motoristas sentem na pele o quanto é inconveniente essa atitude. Ação realizada pela TheGetz e aconteceu em Curitiba, mas deveria ser estendida por todo o Brasil.

Essa vaga não é sua - O episódio que deu origem à campanha aconteceu em meados de março em um estacionamento de supermercado da capital paranaense. Mirella Prosdócimo, que ficou tetraplégica depois de um acidente quando tinha 17 anos, estava no estacionamento com duas ajudantes, colocando as compras no carro, quando uma mulher estacionou seu carro. Mirella observou a situação e quis alertar a motorista para o equívoco cometido, mas foi ignorada pela motorista que entrou no supermercado. Ao voltar, Mirella ainda estava com suas auxiliares, colocando as compras no carro. Ela chegou a fazer uma nova observação para a motorista que, dessa vez, se ofendeu. Agrediu verbalmente Mirella e, por pouco, não a atacou fisicamente. Foi preciso que as assistentes da cadeirante, que a ajudavam a co locar as compras no carro, apartassem a motorista.
Mirella acionou a administração do supermercado, mas o estabelecimento não se posicionou a respeito, nem quanto à cliente que estacionou indevidamente, nem sobre o incidente de quase violência no seu estacionamento – justificaram que não poderiam perder nenhuma das duas clientes. A empresária também acionou a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), mas representantes do órgão só apareceram, no local, uma hora depois de todo o incidente, não podendo tomar nenhuma providência naquele momento.
De acordo com Mirella, a legislação obriga que estabelecimentos públicos e privados deem condições de acessibilidade para deficientes físicos. Ao que tange aos estacionamentos, a legislação especifica o espaço correto e a localização das vagas.
Acesse:

http://estavaganaoesua.wordpress.com
http://twitter.com/estavaganaoesua
http://facebook.com/estavaganaoesua

Nenhum comentário:

Postar um comentário