13 de fevereiro de 2008

Luxo no Centro Histórico

Em meio ao abandono em que se encontra o Centro Histórico de Salvador há um dos monumentos mais importantes da Bahia, que continua belo, bem cuidado e agora quase totalmente restaurado. O Hotel Convento do Carmo foi implantado no antigo convento de mesmo nome, cujo prédio teve a construção iniciada em 1586 e concluída 140 anos depois. Localizado na Rua do Carmo, o empreendimento pode ser visitado pelo público em geral, com entrada franca. No local, é possível ainda conhecer o museu, que está em processo de restauração.

O antigo convento está erguido em uma área total de 13 mil metros quadrados. Foi transformado em hotel pela rede Pestana, somente em 2005, tornando-se o primeiro hotel histórico de luxo do Brasil. Hoje, pertencente à lista de hotéis de luxo da ‘The Small Leading Hotels of the World’ (com empreendimentos de até 100 apartamentos). Oferece o que há de mais fino e tratamento diferenciado a seus hóspedes. Como exemplo, um menu de travesseiros onde os hóspedes podem optar por travesseiros com enchimento de penas de ganso, látex ou ervas e ainda pode contar, na suíte master do hotel, com um mordomo que faz atendimento exclusivo.

O museu, que está em restauração, reúne um acervo de 1.500 obras de arte, entre imagens sacras, ourivesarias, pratarias, roupas antigas bordadas em ouro e móveis. Já a igreja tem estilo neoclássico, e destaca-se o altar-mor, com frontal em prata do século XVIII. A sacristia uma das mais belas existentes no Brasil, com talha dourada em estilo rococó. Dentre as peças, destaca-se o “Cristo atado à coluna”, em madeira, do século XVIII. Estará aberto à visitação ainda este ano, segundo a central de atendimento do hotel

Nenhum comentário:

Postar um comentário