22 de fevereiro de 2011

Novos hábitos geram novas mídias

As pessoas estão em trânsito o tempo inteiro, correndo, indo de um lugar para o outro. Saindo cedo pela manhã para estudar, trabalhar, fazer compras, se divertir, exercitar, comer, tomar café e só voltam aos seus lares, muitas vezes, tarde da noite.
Com esses novos hábitos vieram às oportunidades de marketing, dentre elas o Digital Out-Of-Home que é basicamente uma tela de LCD localizada em onde o consumidor está dentro dos ambientes que ele frequenta em sua rotina – de restaurantes e bares, a shoppings e farmácias.

Além disso, a alta concentração de pessoas criou uma série de ambientes da chamada “espera forçada”. Cenário adequado para a criação da oportunidade de falar de forma efetiva e direta com os consumidores, de maneira contextual. O meio permite aos anunciantes passar uma mensagem altamente direcionada.

Segundo pesquisa, os vídeos exibidos Out of Home atingem mais americanos mensalmente (70%) do que vídeos pela internet (43%) ou pelo Facebook (41%).
Para a Associação Brasileira de Mídia Digital Out of Home (ABDOH), a estimativa é que já são mais de 50 mil telas instaladas no Brasil até o ano de 2010. A Ipsos Marplan, que incluiu a mídia digital out of home em sua base desde 2009, diz que 67% da população da Grande São Paulo afirma ter sido impactada por alguma “televisão fora de casa”. Ônibus, supermercados e o metrô lideram o ranking de afinidade, com cerca de 30% de penetração.

Há vários cases que confirmam o sucesso da mídia. Um deles é a campanha de crédito imobiliário e automotivo realizada por um dos maiores bancos privados do país no Metrô de São Paulo. Em menos de um mês de veiculação, a instituição recebeu mais de 30 mil mensagens de texto de pessoas interessadas no crédito para a compra da tão sonhada casa própria. Além de mostrar o poder da mídia e o nível de penetração, consolidou a qualificação do público, que busca bens duráveis de alto valor agregado.
No varejo, é possível citar muitas vantagens e benefícios: conquistar a atenção do consumidor além de eliminar os custos de impressão e distribuição de folhetos no PDV. Seguindo os termos de marketing, faz muito mais sentido anunciar produtos onde eles são vendidos e consumidos do que tentar atingir os consumidores quando estão vendo televisão em casa.

Digital Out-Of-Home

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