30 de março de 2011

Novo serviço de música da Amazon deixa iPhone e iPad de fora



EXAME São Paulo — A Amazon começou a oferecer, nesta semana, um novo serviço de música na web. Com o programa Amazon Cloud Player, o usuário pode fazer o upload de arquivos MP3 para os servidores da Amazon e reproduzi-los num computador ou num celular com o sistema operacional Android. Mas quem tem um iPhone ou iPad ficou fora da festa. Não há uma versão do player para o sistema iOS, da Apple, e o player online também não funciona nesses aparelhos.

O Amazon Cloud Storage, como é chamada a parte de armazenamento na nuvem do serviço, oferece espaço gratuito de 5 GB para as músicas do usuário. Quem comprar um CD na Amazon ganha mais 15 GB de espaço. Cada gigabyte adicional custa, ao consumidor, 1 dólar. Os usuários podem escutar as músicas salvas na Amazon por meio de um aplicativo na web ou no Android, além de criar playlists e organizar suas canções.

A Amazon não diz porque o Cloud Player não tem uma versão para o iOS, o sistema operacional dos dispositivos móveis da Apple. Mas algumas razões parecem óbvias. O novo serviço compete com a loja de músicas iTunes, da Apple. A turma da maçã não tem nenhum interesse em vê-lo a bordo do iPhone e do iPad. Existe, também, o problema de a Apple cobrar uma pesada comissão de 30% sobre a venda de conteúdo em sua loja online. Em outras palavras, para estar no iPhone, a Amazon teria de dividir seus lucros com a Apple, o que talvez inviabilizasse seu negócio.

Naturalmente, sem um player para o iPhone e iPad, a Amazon perde um enorme público potencial para seu serviço. A própria Apple parece estar se preparando para atender a esse público. Há tempos circulam rumores de que a empresa estaria desenvolvendo recursos de armazenamento de músicas para seu serviço online MobileMe. Chegou-se até a dizer que o novo serviço custaria 20 dólares por ano aos usuários. Nada disso é oficial, mas, no caso da Apple, os boatos geralmente têm algum fundo de verdade.

3 comentários:

  1. Beneficial info and excellent design you got here! I want to thank you for sharing your ideas and putting the time into the stuff you publish! Great work!

    aroma essential oils

    ResponderExcluir
  2. Your site article is very intersting as well as fanstic,at the same time your blog theme is exclusive and ideal,great job.To your success.

    cheap cialis

    ResponderExcluir